Pouco mais de um ano após a cirurgia de implante de um Holter, aparelho que monitora o coração, o pequeno Ezequiel Zambrano Pinto, oito anos, voltou a brincar e correr pelo pátio de casa. Os cuidados e limitações com as atividades ainda existem, mas, agora, o menino, que sofre com problemas cardíacos, já pode jogar bola e aproveitar a infância como ela deve ser, recheada de brincadeiras e festas.
E essa nova vida ganhou mais chances de virar realidade depois que o Diário mostrou a história do pequeno e de sua família, em agosto do ano passado.
Ezequiel e a irmã mais velha sofrem de miocardiopatia hipertrófica. Três irmãos do menino já morreram em decorrência da mesma doença, que não tem cura e é hereditária. Depois que uma reportagem contou as dificuldades enfrentadas pela família para conseguir comprar o equipamento que ele precisava implantar no coração, uma campanha foi criada na internet, e o dinheiro necessário, cerca de R$ 15 mil, foi arrecadado.
Muitas pessoas ligaram e nos ajudaram depois que saiu a reportagem diz a mãe, Roselaine Zambrano Pinto, 47 anos.
Dificuldades contornadas
Agora, o menino aguarda pela retirada do aparelho, que deve ser feita em março do ano que vem, para a colocação de um marca-passo. Ele vai a Porto Alegre consultar todos os meses para avaliações de rotina. No entanto, apesar do monitoramento constante, a doença avança, e as dificuldades são contornadas aos poucos e com paciência.
No próximo dia 20, o pequeno completa 9 anos, e o que ele mais deseja é ganhar uma festinha de aniversário. A mãe diz que não terá dinheiro para a comemoração, já que estão economizando para a próxima visita ao médico, no dia 25.
Vamos tentar fazer pelo menos um bolinho diz a mãe.